Com precisão avançada e recuperação rápida,
a cirurgia robótica é uma revolução no cuidado urológico.
A Cirurgia Robótica é uma evolução
das técnicas de Videolaparoscopia (cirurgia por vídeo) e cirurgia minimamente invasiva. Com o uso do robô, a laparoscopia convencional ganhou uma visão 3D de alta definição, o que permite uma visualização muito mais detalhada durante o procedimento.
Pequenos cortes são feitos para inserir uma câmera e pinças, que são controladas pelos braços robóticos, controlados pelo cirurgião. Isso proporciona maior precisão, flexibilidade e um controle mais refinado durante a cirurgia.
Essa técnica é especialmente bem indicada no tratamento de cânceres de próstata, rim e bexiga.

Vantagens:

Não tem cortes
o que resulta em uma recuperação mais rápida.

Menos tempo no hospital

Menor desconforto depois da cirurgia.

O robô opera sozinho em uma cirurgia robótica?
Não. O robô não opera sozinho nem toma decisões independentes. Ele é 100% controlado pelo cirurgião, que comanda todos os movimentos dos braços robóticos a partir de um console. O sistema robótico apenas amplifica e melhora a precisão dos movimentos do médico, eliminando tremores naturais das mãos e proporcionando uma visão tridimensional ampliada do campo cirúrgico.
Todo paciente com câncer de próstata, rim ou bexiga pode fazer cirurgia robótica?
A indicação depende do estágio da doença, das condições clínicas do paciente e da avaliação do urologista. A cirurgia robótica é altamente recomendada para muitos casos de tumores urológicos, mas outros fatores individuais precisam ser considerados.